Introdução à Gestão por Competência - PGDI - EAD   
  TURMA 15 - 2017
..::Sobre o Curso::..
  A quem se destina
Este curso é aberto a todos os servidores públicos e obrigatório para os Gerentes de equipe Estaduais.
 Descrição
Curso introdutório em gestão por competência, adaptado ao modelo adotado em MS, com foco na primeira fase do ciclo da gestão de desempenho - preenchimento do plano de gestão de desenvolvimento individual (PGDI).
  Objetivos Gerais
Preparar os chefes de equipes para primeira etapa do ciclo de gestão do desempenho “preenchimento do PGDI”, fornecer informações básicas sobre a gestão por competência e apresentar o aplicativo utilizado para o PGDI.
  Como Funciona
Este curso será realizado na modalidade a distância, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escolagov (ead.escolagov.ms.gov.br), tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas.
  Carga Horária
12 hora(s)/aula
  Bibliografia
BRANDÃO, Hugo Pena e BAHRY, Carla Patrícia - Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público Brasília 56 (2): 179-194 Abr/Jun 2005
BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.1, p. 8-15, jan./mar. 2001.
BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; BRANDÃO, Hugo Pena. Gestão de competências: identificação de competências relevantes a profissionais da área de T&D de uma organização pública do Distrito Federal. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 35-56, jul./set. 2003.
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005.
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
FREITAS, Isa A.; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento de competências. In: BORGES-ANDRADE; ABBAD; MOURÃO (Orgs.).Treinamento, desenvolvimento e educação no trabalho. Brasília: UnB, 2005 (no prelo).
GUIMARÃES, Tomás de Aquino. A nova administração pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública, v. 34, n. 3, maio/jun. 2000.
MARCONI, Nelson. Políticas integradas de recursos humanos para o setor público. Biblioteca Virtual TOP sobre Gestión Pública - www.top.org.ar/publicac.htm
  Pré-Requisitos
  Instituições Gestoras
Fundação Escola de Governo
..::Sobre a Turma::..
  Período
De 19/08/17 a 30/08/17
  Local
Brasil, Mato Grosso do Sul, Campo Grande
ONLINE NO SITE http://ead.escolagov.ms.gov.br/ava
  Número de Vagas
50
  Horário
1:00 às 23:55
CURSO ONLINE - DISPONÍVEL 24H
 
Oberservações  Observações
  Inscrições
De 01/08/17 a 17/08/17
  Contato
Gustavo ou Gleiciane
Horário: 07:30 às 17:30
(67)3321-6100